quarta-feira, 15 de junho de 2011

Alimentação vegetariana e onívora - conceitos

O termo vegetarianismo foi usada pela primeira vez em 1847 na ocasião inaugural da Sociedade Vegetariana do Reino Unido. O termo é usado para definir um estilo de vida em que há uma exclusão da alimentação de todos os tipos de carne e outros alimentos vindos do animal. No entanto, há diferentes formas de ser vegetariano (fonte: Sítio Veg):

· Semivegetariano: come menos carne que a média das pessoas. Ver também PSEUDO-VEGETARIANO.

· Pseudo-vegetariano: Alega ser vegetariano mas não é. Muitas vezes usado por VEGETARIANOS para descrever SEMI-VEGETARIANOS e PISCITARIANOS.

· Piscitariano: o mesmo que VEGETARIANO, mas consome peixe. (em geral é alguém que evita técnicas agroindustriais...) Ver também PSEUDO-VEGETARIANO.

· Frutariano ou frugívoro: o mesmo que VEGAN, mas só come alimentos que não matam a planta (maçãs podem ser colhidas sem matar a planta, cenouras não.)

· Consumidor de vegetais: Qualquer pessoa que consuma vegetais. Não é, necessariamente, um VEGETARIANO.

· Herbívoro: Come principalmente capim ou plantas. Não é necessariamente um VEGETARIANO.

· Comedor de plantas: Come principalmente plantas. Não é necessariamente um VEGETARIANO.

· Não comedor de carne: Não consome carne. A maioria das definições não consideram peixe, aves ou frutos do mar como carne. Gordura e óleos animais, tutano e pele não são considerados carne.

· Vegano: exclui a carne de animais (carne vermelha, aves, peixes e frutos do mar), produtos animais (ovos e laticínios) e geralmente exclui o mel e o uso de outros produtos animais (couro, seda, lã, lanolina, gelatina...). As principais sociedades veganas condenam o mel, mas alguns "veganos" ainda o usam.

· Vegetariano estrito: originalmente o mesmo que vegano; agora pode significar vegano ou vegetariano. Vegetariano puro: o mesmo que vegetariano estrito.

Já a alimentação onívora inclui todos os tipos de comida (carne, verduras e legumes, frutas, etc.).

Aqui no Brasil, existe a Sociedade Vegetariana Brasileira que “trabalha para que o vegetarianismo seja conhecido e aceito como uma opção alimentar benéfica para a saúde humana, dos animais e do planeta” e é filiada a IVU (União Vegetariana Internacional).

Com o tempo, colocaremos aqui mais informações sobre esses dois estilos de vida, incluindo pensamentos, pesquisas e curiosidades.

Um abraço.

Naiara

Nenhum comentário:

Postar um comentário